Título: Lula: `Palocci é o meu ministro¿
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 22/11/2005, O País, p. 3

Presidente elogia o condutor da economia e diz que a política é do governo

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não mudará a política econômica provocado pela ¿pequenez eleitoral¿ e finalmente usou um discurso oficial para citar e elogiar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Mas, ao mesmo tempo, foi enfático ao dizer que a política econômica é ¿do governo e não do ministro Palocci¿ e que há espaço para divergências, numa referência à disputa entre Palocci e a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff ¿ também citada por Lula ¿ sobre o tamanho do ajuste fiscal.

Apesar do discurso, Palocci se manteve sério durante a cerimônia de sanção da chamada MP do Bem (a Medida Provisória 255). O ministro chegou atrasado à solenidade e deixou o Salão Oeste do Palácio do Planalto assim que a cerimônia terminou. Dilma também se manteve séria.

¿ Se alguém ainda quiser continuar especulando sobre economia, por favor, se dirija à Bolsa de São Paulo e deixe o governo fazer as coisas que vem fazendo. A economia vai continuar com a seriedade que veio até agora. Quero dizer que o ministro Palocci é o meu ministro da Fazenda, escolhido por mim ¿ disse Lula.

Ao fazer a defesa da política econômica, Lula disse que é de responsabilidade sua e de todo o governo.

¿ Neste governo não tem política econômica do ministro Palocci. Neste governo, tem política econômica do governo, que envolve toda a complexidade do que significa o governo. Se ela for bem, todo mundo ganha. Se ela for mal, todo mundo perde ¿ disse Lula. ¿ Continuarei fazendo na economia, como em todas as áreas de governo, aquilo que é melhor para o país. Não mudarei em nada a minha conduta por razões eleitorais. Não cortejei, nem cortejarei o êxito fácil.

`Caro companheiro¿, `Cara companheira¿

No início da cerimônia, Lula saudou Palocci como ¿caro companheiro¿ e Dilma como ¿cara companheira¿. Momentos depois, o presidente começou os elogios a Palocci ressaltando sua atuação na elaboração da MP do Bem. Disse que tinha ficado estarrecido com a interpretação de que na quarta-feira passada elogiara Dilma em detrimento de Palocci.

¿ Como uma boa celeuma não é bom apenas na política e no futebol, vale também para a prática da governabilidade. Mas quero aproveitar e dizer para todos vocês que essa Medida 255 não seria possível de acontecer não fosse o trabalho do companheiro Palocci e dos seus assessores, sobretudo da Receita Federal ¿ disse.

Em seguida, numa crítica à oposição, Lula disse que estão querendo ¿colocar fogo no circo¿, ao se referir ao debate entre Palocci e Dilma.

¿ No meu governo, há espaço como nunca houve para que os ministros possam ter pensamentos diferenciados. Mas existe um momento em que esse debate será transformado em políticas públicas. E aí acabou o debate ¿ avisou.

Ao defender a política econômica, Lula criticou o denuncismo e o PT.

¿ Que país e que governo cresceriam no ano de 2005 subordinados à crise do denuncismo que estamos vivendo neste país? Quem suportaria? Qual o interesse de um empresário alemão, venezuelano ou argentino (...) se ele entrasse na internet e visse a quantidade de matérias negativas contra o país? ¿ disse Lula. ¿ Faço parte de um partido que às vezes tem vergonha de assumir determinadas posturas. Se não permitirmos que a pequenez eleitoral tire a nossa seriedade e tome conta do nosso comportamento, certamente estaremos deixando para quem vier depois de nós um Brasil que, definitivamente, será considerado um país sério.

OS VETOS DE LULA À MP na página 23