Título: LONGA HISTÓRIA DE POLÊMICAS
Autor: Renata Malkes
Fonte: O Globo, 22/11/2005, O Mundo, p. 29

JERUSALÉM. A saída do direitista Likud e o anúncio da criação de um partido de centro mais uma vez colocam Ariel Sharon no centro dos acontecimentos políticos de Israel. Com uma longa e polêmica carreira militar, ele é uma das principais figuras da História do país desde sua criação, em 1948.

Sharon nasceu durante o mandato britânico na Palestina em 1928. Ainda adolescente uniu-se ao grupo paramilitar Haganah, embrião do Exército.

Sharon é visto como herói das guerras de 1967 e 1973. Como ministro da Defesa, porém, foi considerado por cortes israelenses responsável indireto pelos massacres de palestinos em Sabra e Chatila, no Líbano, em 1982.

A carreira política de Sharon começou em 1973, no Likud. Porém, antes quase entrara no Partido Trabalhista. Em 1977, fundou um outro partido, o Shlomtzion, e propôs aliança aos trabalhistas. Acabou, no entanto, voltando para o Likud, do qual se tornou a mais completa personificação nos últimos 15 anos.

Nos últimos meses, porém, desagradou à parcela mais à direita do Likud com a retirada de Gaza. Com um discurso mais moderado, Sharon, aos 77 anos, tenta mais uma vez alterar a política de Israel.