Título: 'MARINA PRECISA CONHECER O PANTANAL'
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 17/11/2005, O País, p. 13

Zeca do PT ataca ministra por causa de críticas às usinas de álcool na região

CAMPO GRANDE. O governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, criticou ontem a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que na terça-feira condenou o projeto do governo do estado que permite a instalação de usinas de álcool na bacia do Alto Paraguai, onde está boa parte das nascentes dos rios que abastecem o Pantanal.

- A ministra deveria ter poupado dinheiro ao vir a Campo Grande. Antes de vir aqui e falar besteira, ela precisaria conhecer o Pantanal - disse.

Para ele, a ministra tem apenas uma "visão amazônica" do meio ambiente e não sabe o que fala quando condena o projeto sobre as usinas de álcool, já que a matéria encaminhada ao Legislativo foi embasada em estudos técnicos e discutido em audiências públicas promovida pela Assembléia Legislativa.

Zeca do PT disse que Marina não teria se esforçado para garantir recursos para o Programa Pantanal, que deveria ser executado pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul inclusive com verbas internacionais. Os deputados do PT, contrários ao projeto do governador, defenderam a ministra. O debate começou depois do suicídio do ambientalista Francisco Anselmo de Barros durante protesto contra o projeto de usinas no Pantanal.