Título: PT recorre ao Conselho de Ética contra Zulaiê
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 17/11/2005, O País, p. 13

Deputada chamou presidente Lula de bandidão durante convenção do PSDB, há duas semanas, em São Paulo

BRASÍLIA. O PT entra hoje com representação no Conselho de Ética contra a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) por ela ter feito duras acusações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva há duas semanas. Durante a convenção do PSDB em São Paulo, Zulaiê chamou Lula de bandidão, o que o PT considerou quebra de decoro parlamentar.

Zulaiê será o primeiro parlamentar do Conselho de Ética a responder a processo por quebra de decoro. Pelo Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, a deputada deverá ser afastada do Conselho assim que o PT entrar com a representação.

O relator do processo contra Zulaiê será Josias Quintal (PSB-RJ), que relatou o caso de Romeu Queiroz (PTB-MG) e pediu a cassação de seu mandato por ter recebido recurso irregular de campanha do esquema do publicitário Marcos Valério de Souza. Zulaiê será também o primeiro parlamentar do PSDB a responder a processo no Conselho desde que começou a crise política.

Tucana de Goiás não conseguiu provar denúncia

Até o momento, apenas a deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) respondeu a processo, mas na Comissão de Sindicância da Corregedoria da Câmara, que recomendou advertência à parlamentar. Raquel acusou, sem conseguir provar, o deputado Sandro Mabel (PL-GO) de lhe ter oferecido R$1 milhão e mais R$30 mil mensais para trocar o PSDB pelo PL.

Durante a convenção do PSDB de São Paulo, Zulaiê e outros líderes do partido fizeram duros ataques a petistas. Além de Lula, ela atacou o deputado e ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP), razão pela qual também será processada no Conselho de Ética. Sobre Dirceu, ela disse à época:

- Lugar de bandido é na cadeia. Ele (Dirceu) chefiou uma quadrilha - afirmou a deputada no encontro dos tucanos na Assembléia Legislativa.

Deputada também integra CPI do Mensalão

A deputada é suplente no Conselho de Ética e integra também a CPI do Mensalão, que encerrou seus trabalhos ontem.Depois do ataque ao ex-ministro, Zulaiê atacou o presidente:

- Tem outro bandidão que vai sair: é Lula.

O Código de Ética e Decoro Parlamentar prevê que qualquer representação contra integrante do Conselho de Ética requer o "imediato afastamento da função a ser aplicado de ofício por seu presidente". Caberá ao presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), afastar Zulaiê. Ela deverá ficar fora do Conselho até a decisão final sobre seu caso.

Na convenção do PSDB, o prefeito de São Paulo, José Serra, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, também atacaram petistas. Serra afirmou que a vitória de Lula sobre ele em 2002 foi o maior "estelionato eleitoral da História da América Latina".

Legenda da foto: JAIRO CARNEIRO e Zulaiê recolhem assinaturas para prorrogar CPI: a tucana será acionada no Conselho de Ética