Título: JARI TEM MENOS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
Autor: Toni Marques
Fonte: O Globo, 17/11/2005, O País, p. 14

Secretária de Educação diz que município não investe por falta de demanda

PORTO ALEGRE. Jari, um pequeno município gaúcho a 379 quilômetros de Porto Alegre, recebeu com surpresa a informação de que tem um dos maiores índices de crianças de 4 a 6 anos fora da pré-escola. E se depender da secretária de Educação, Elizete Minuzzi, a situação continuará inalterada. Ela não acha importante investir para mudar esse quadro:

- No interior do município, só temos escolas municipais. São oito. Nenhuma tem educação infantil. Os pais não solicitam e, além disso, não teríamos espaço físico, professores e nem condições de transportar as crianças até as escolas.

Jari tem 3.924 habitantes, 3.312 dos quais na área rural, onde só há escolas municipais. Nelas, estão matriculados 362 alunos no ensino fundamental. A única escola estadual fica na área urbana e atende a 366 alunos, da educação infantil ao ensino médio. Alguns alunos de áreas rurais próximas à cidade são transportados para a escola estadual.

Como a educação infantil não é obrigatória, diz a secretária, as atenções da prefeitura se concentram principalmente na ampliação da duração do ensino fundamental para nove anos, com ingresso a partir dos 6 anos de idade.

No entanto, embora Jari não ofereça a educação infantil nas escolas municipais, já vinha aceitando a matrícula de crianças no 1ª ano do ensino fundamental a partir dos 6 anos, enquanto na escola estadual são necessários pelo menos 7 anos. Na área rural vivem, principalmente, pequenos proprietários, que têm no cultivo de fumo sua principal atividade econômica.

www.oglobo.com.br/online/educacao