Título: PAÍS TEM MENOS DE 10% DAS CRIANÇAS EM CRECHES
Autor: Toni Marques
Fonte: O Globo, 17/11/2005, O País, p. 14

Já dos que têm de 4 a 6 anos de idade, um terço não freqüenta a pré-escola, segundo levantamento da FGV

Menos de 10% das crianças de até 3 anos de idade freqüentam creches no Brasil, e cerca de um terço das crianças entre 4 e 6 anos não estão na pré-escola. Os dados são da pesquisa "Educação da primeira infância", divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em evento que contou com a presença do Prêmio Nobel de Economia em 2000, o americano James Heckman. Ele e o economista brasileiro Flávio Cunha desenvolveram uma pesquisa sobre o tema, concluindo que crianças que freqüentaram creche e pré-escola têm mais chances de se tornar adultos com renda maior e menor propensão à criminalidade, à gravidez indesejada e à dependência de programas públicos de transferência de renda.

A pesquisa foi baseada no Censo e na última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. James Heckman defende um conjunto de ações para proporcionar o acesso a creches e à pré-escola, com papel de destaque para o envolvimento dos pais em ambas as fases da vida.

Para o economista Marcelo Neri, coordenador da pesquisa, o fato de o programa Bolsa Família incentivar as crianças de 7 a 15 anos que freqüentem a escola pode não ser o bastante:

- Acho que dar atenção à pré-escola e criar uma contrapartida de que a mãe não só vacine a criança, mas a coloque na pré-escola, são uma direção interessante.

Para o economista Flávio Cunha, esta seria uma maneira de evitar o fenômeno das populações infantis de rua.

- O foco não é o que fazem estas crianças na rua, mas o que fazer para elas não irem para a rua - disse ele.

Das dez cidades com maior índice de freqüência na pré-escola, sete estão na região Nordeste. No Estado do Rio, as médias tanto sobre creches quanto pré-escola estão acima da nacional.