Título: PAPA ENTRA NO DEBATE SOBRE ABORTO
Autor:
Fonte: O Globo, 17/11/2005, O Mundo/ Ciencia e Vida, p. 36
Itália discute uso de pílula abortiva e de ativistas a 5 meses de eleição
CIDADE DO VATICANO. O Papa Bento XVI entrou ontem no debate pré-eleitoral italiano sobre o aborto ao elogiar ativistas que o governo estuda colocar em centros de aconselhamento para desestimular mulheres a interromperem a gravidez. O comentário do Papa reforçou as acusações de que a Igreja Católica estaria tentando interferir na política do país, a poucos meses das eleições de 2006.
O elogio ao Movimento pela Vida veio no final da audiência-geral de quarta-feira, na Praça São Pedro. Bento XVI elogiou a coragem do grupo anti-aborto:
- Vocês estão escrevendo páginas de esperança para o futuro da Humanidade.
A Itália está envolvida num debate nacional sobre a pílula abortiva RU-486, que bloqueia a ação da progesterona, hormônio necessário para manter a gravidez. Líderes católicos temem que a pílula torne o aborto mais freqüente.
A RU-486 ainda não teve seu uso aprovado na Itália. O ministro da Saúde, Francesco Storace, do partido Aliança Nacional, proibiu seu uso experimental nos hospitais. Storace quer ainda que os centros de aconselhamento sobre aborto tenham representantes do Movimento pela Vida - numa medida que a oposição creditou à tentativa de seduzir os eleitores católicos.