Título: XIITAS IRADOS TERIAM ESPANCADO SADDAM
Autor:
Fonte: O Globo, 18/11/2005, O Mundo, p. 34

TV diz que insulto religioso de ex-ditador levou 2 homens a atacá-lo em tribunal

BAGDÁ. Dois funcionários do tribunal onde Saddam Hussein é julgado atacaram o ex-ditador, esmurrando-o várias vezes, depois de ele insultar dois venerados imãs xiitas durante um interrogatório, afirmou ontem a TV estatal iraquiana al-Iraqiya, citando fontes ligadas à corte. Fontes judiciais negaram a agressão.

Segundo a emissora, o incidente aconteceu quando Saddam era interrogado sobre seus esforços para conter uma rebelião xiita que explodiu em 1991 na cidade de Karbala, depois de forças lideradas pelos EUA expulsarem o Exército iraquiano do Kuwait, na Guerra do Golfo. Na ação em Karbala, dezenas de milhares de xiitas foram mortos e os templos dos imãs irmãos Hussein e Abbas foram danificados pelos soldados do ex-ditador.

- Saddam insultou o imã Hussein e o imã Abbas, seu irmão, provocando dois funcionários do tribunal que tomavam notas. Eles atacaram o tirano e o esmurraram várias vezes - disse um locutor da TV.

A emissora não disse quando teria acontecido o ataque. Em julho, advogados de Saddam afirmaram que o ex-ditador fora atacado ao fim de um interrogatório, por um homem que assistia à sessão. Na época, um juiz negou que isto tivesse acontecido. Ontem, o promotor-chefe Jaafar al-Mousawi negou a agressão relatada na TV.

- Nunca ouvi falar que Saddam Hussein tenha insultado o imã Hussein ou o imã Abbas - disse.

As forças americanas informaram ontem que o Iraque pediu ao Iêmen a extradição de um sobrinho de Saddam para que ele enfrente acusações de terrorismo. Omar Hasan al-Tikriti lideraria uma organização rebelde em seu país.