Título: Ottomar Pinto toma posse e promete uma auditoria no governo de Roraima
Autor: Humberto Silva
Fonte: O Globo, 11/11/2004, O País, p. 4
O novo governador de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto (PTB), desembarcou ontem à tarde em Boa Vista para tomar posse no lugar de Flamarion Portela, e ainda no aeroporto anunciou que vai promover auditoria na administração estadual. Portela, que se desligou do PT depois de ser acusado de corrupção, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral.
Ottomar disse também que vai facilitar as investigações do escândalo dos gafanhotos, que em novembro de 2003 levou 57 pessoas para a cadeia, inclusive o ex-governador Neudo Campos.
Grupo teria desviado mais de R$ 350 milhões
O grupo é acusado de desviar mais de R$ 350 milhões dos cofres públicos. Os políticos recebiam salários em nome de servidores públicos contratados irregularmente pelo governo de Roraima. Ottomar Pinto disse que é seu dever promover uma ampla auditoria no governo diante das denúncias de irregularidades.
¿ É um dever de ofício meu realizar uma auditoria e uma tomada de contas especial porque houve muita irregularidade e os responsáveis não poderão ficar impunes ¿ disse Ottomar anunciando ainda que embora o caso dos gafanhotos já esteja na esfera judicial, vai facilitar as investigações por parte do governo do estado.
O governador foi diplomado às 18h (20h no horário de Brasília) no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima e tomou posse na Assembléia Legislativa duas horas depois. Ele anunciou também um governo de austeridade. Disse que vai priorizar a saúde, educação e segurança pública, setores que considera precários no governo de Flamarion Portela.
Tão logo foi anunciada a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (que na noite de terça-feira, por seis votos a um manteve a cassação do mandato de Flamarion Portela), a praça do Centro Cívico em Boa Vista foi tomada por uma multidão que passou a madrugada comemorando.
Por volta de 1h da madrugada de ontem, o Tribunal Regional Eleitoral empossou provisoriamente o presidente da Assembléia Legislativa, Mecias de Jesus, no cargo de governador, cumprindo a decisão do TSE que determinou o imediato afastamento de Flamarion Portela.
Novo governador anuncia primeiras medidas hoje
Após tomar posse, Ottomar Pinto foi para o Palácio Senador Hélio Campos onde anunciou sua equipe de governo. Hoje, Ottomar Pinto volta a falar com a imprensa e vai anunciar as medidas mais urgentes.
O processo que originou a cassação do mandato do governador Flamarion Portela foi impetrado logo após o segundo turno das eleições de 2002. No primeiro turno Ottomar Pinto tinha ganho as eleições com 49,25% dos votos contra 48,65% para Flamarion. Já no segundo turno Flamarion criou programas sociais que distribuía vales ¿ alimentação e custeio ¿ para famílias carentes e produtores rurais.
O resultado se inverteu e o governador cassado ontem obteve 53,5% dos votos contra 46,5% para Ottomar. Os benefícios ¿sociais¿ foram publicados no Diário Oficial do estado, inclusive a anistia para mutuários de casas financiadas pelo Sistema Habitacional da Codesaima, com recursos da Caixa Econômica.