Título: Serra diz que PT traiu os seus ideais e que PSDB `rejeita o parentesco¿
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 19/11/2005, O País, p. 4

`Dizem que somos iguais. Não aceitamos a semelhança¿, afirma o tucano

BRASÍLIA. O prefeito de São Paulo, José Serra, chegou à convenção do PSDB cercado por militantes que gritavam "Brasil urgente, Serra presidente". Também pelo cerimonial da convenção Serra foi tratado como o futuro candidato do partido à Presidência da República e fez seu discurso depois do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, outro presidenciável tucano. No discurso de ambos, ataques ao PT e ao governo. Serra, mais contundente, falou sobre o fim da bandeira da ética do PT. Alckmin atacou os resultados econômicos do governo.

Alckmin foi discreto, mas reafirmou candidatura

Ao passar a presidência do PSDB ao senador Tasso Jereissati (CE), Serra disse que o PSDB não é igual ao PT. Falando como se já fosse candidato, o tucano criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT:

¿ Virou moda dizer que os partidos são iguais. Quem diz isso são os que se arvoravam em monopolistas da ética e da virtude. Dizem que somos iguais. Não aceitamos a semelhança, rejeitamos o parentesco.

Alckmin teve uma presença mais discreta, mas chegou dizendo que é candidato:

¿ Vou ficar muito honrado. Estou colocando meu nome de forma transparente, mas com cautela. A candidatura à Presidência é uma decisão que não é minha, é do partido, e só será tomada em março de 2006.

Serra disse que o PT e Lula traíram seus compromissos com os eleitores.

¿ Nunca transformamos a traição a princípios e programas de governo em virtudes. Hoje, porém, há aqueles no partido do poder que tentam transformar em patrimônio a traição de suas convicções.

Já Alckmin disse que os petistas fazem um governo "incompetente e perdulário", enquanto os tucanos têm o legado do ex-presidente Fernando Henrique.

Serra disse que foram deixados de lado programas como o cartão único de saúde, os grandes mutirões de prevenção e de cirurgias e a ênfase na difusão de genéricos. E criticou as taxas de juros e o corte de recursos para o combate à febre aftosa.

¿ Vacinação, vejam só, passou a ser responsabilidade dos criadores. Do mesmo jeito que os juros altos existem porque os brasileiros não se levantam das cadeiras ¿ ironizou Serra.