Título: Secretário-executivo da Saúde pede demissão
Autor: Evandro Ébo
Fonte: O Globo, 11/11/2004, O País, p. 9
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, o médico sanitarista Gastão Wagner, pediu ontem demissão do cargo por divergências na condução das ações da pasta com o ministro Humberto Costa. Wagner ocupava o segundo cargo mais importante do ministério e assumia interinamente o posto principal quando o ministro se ausentava.
Wagner afirmou ao GLOBO que saiu do governo por coerência com seus princípios. Ele informou que vai retornar a Campinas (SP), onde reassumirá o cargo de professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp).
¿ Saio por uma série de divergências com o ministro sobre políticas de saúde, como a condução do Sistema Único de Saúde (SUS). Não consegui resolver essas diferenças, não consegui compor. E, como há hierarquia no ministério, tenho que me retirar. Por coerência, não consigo ceder. E essas diferenças ultrapassaram os limites das minhas convicções. Não faz mais sentido trabalhar no governo ¿ disse Gastão Wagner.
Wagner afirmou ainda que sua relação com o ministro Humberto Costa estava desgastada há muito tempo. Segundo Wagner, os dois não se reuniam há cinco meses.
¿ Chegamos juntos à conclusão de que estava impossível trabalharmos juntos. Era muito desconforto ¿ explicou.