Título: RELIGIOSO CRITICA OS SEVERINO
Autor: Jamildo Melo
Fonte: O Globo, 19/11/2005, O País, p. 14

Filha de ex-deputado impediu homenagem a padre Vito

RECIFE. O sacerdote italiano Vito Miracapillo, de 58 anos, expulso do país pelo regime militar em 1980, sob a alegação de se recusar a realizar missa pelo Dia da Independência, disse ontem que pediu há um mês um visto de permanência no Brasil porque pretende voltar a morar e continuar o trabalho de evangelização em Ribeirão, em Pernambuco, na mesma comunidade de onde foi expulso há 25 anos.

¿ O meu desejo é este. Depende do Ministério da Justiça. Aguardo uma resposta. Na comunidade de Ribeirão, não há problema. Eles ficaram alegres e o bispo Genival Saraiva já disse que me receberá de braços abertos.

Ontem, Miracapillo não se furtou a falar sobre a polêmica em torno do título de cidadão de Pernambuco que receberia da Assembléia Legislativa. Por pressão da deputada Ana Cavalcanti (PP), filha do ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti, responsável em 1980 por sua expulsão do país, a homenagem foi cancelada.

¿ Não tenho raiva disso, mas fico triste. A política muitas vezes tem destas coisas.

O religioso criticou diretamente Severino Cavalcanti, sua filha e os deputados que se opuseram à homenagem.

¿ É claro para mim que a deputada filha de Severino Cavalcanti está contra o projeto porque está defendendo os interesses do pai. Mas os outros políticos teriam que conhecer a verdadeira história. Eles deveriam reconhecer que, naquela época, o povo do Brasil se levantou contra o regime militar, ao meu lado e contra o pai dela.

Para a deputada Ana Cavalcanti, diversas instituições estrangeiras prestam serviços sociais no estado, com vários missionários e religiosos, o que não justifica uma homenagem exclusiva ao religioso.

Com receio de que Severino Cavalcanti tente impedir o visto, com uma articulação política, o vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz conseguiu aprovar, por unanimidade, uma moção na Câmara de Vereadores do município pedindo a agilização do processo do visto de permanência. Amanhã, o padre volta a celebrar uma missa em Ribeirão.