Título: NA BAHIA, NOVO MUNICÍPIO É A ESTRELA DO PIB
Autor: Luciana Rodrigues, Aguinaldo Novo e Carlos Vasconc
Fonte: O Globo, 19/11/2005, Economia, p. 31

SALVADOR. No Oeste da Bahia, a 970 quilômetros de Salvador, Luís Eduardo Magalhães, o caçula dos municípios baianos, é uma ilha de prosperidade. Desde 2000, quando foi emancipado, o antigo distrito de Mimoso do Oeste, desmembrado da cidade de Barreiras, vive uma revolução econômica. O sucesso aparece nas estatísticas do IBGE: dos 53 novos municípios do país, Luís Eduardo Magalhães é o destaque, vendo sua participação no PIB brasileiro crescer 50% entre 2001 e 2003.

O município foi criado para homenagear o deputado federal Luís Eduardo Magalhães, que morreu em abril de 1998. A cidade, que há dois anos tinha 21 mil habitantes, respondia por 0,06% da riqueza gerada no Brasil e por 1,2% do PIB baiano em 2003. Hoje, segundo estimativas da prefeitura, a população já chega a 50 mil.

Com bom clima e solo fértil, lavouras como as da soja, algodão, milho e café totalizaram no ano passado um lucro de cerca de R$720 milhões. A área contribuiu com 4,5 milhões de toneladas de grãos.

Além da soja, um diversificado parque industrial de alimentos explica o bom desempenho da cidade. Segundo o secretário de Agricultura do município, Eduardo Yamashita, Luís Eduardo transformou-se no segundo pólo industrial do estado, perdendo apenas para o petroquímico, de Camaçari.

¿ Algumas das maiores e mais importantes indústrias de máquinas e tratores do mundo fazem lançamentos simultâneos nos Estados Unidos e em Luís Eduardo ¿ diz o secretário.

A iniciativa de criar o município partiu da deputada estadual Jusmari Oliveira (PFL). Ela assumiu o compromisso de não concorrer ao executivo municipal, e cumpriu. O prefeito é o marido dela, Oziel Oliveira.