Título: Tucanos criticam Lula por veto a parceria com EUA
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 11/11/2004, O País, p. 12

Parlamentares do PSDB criticaram ontem o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por terem vetado no passado o acordo de salvaguardas com os Estados Unidos, assinado no governo Fernando Henrique, e, agora, apoiarem parceria semelhante com a Ucrânia. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que os petistas, em especial o presidente da República, sofrem de amnésia:

¿ O presidente Lula sofre de amnésia e, por isso, não sofre as agruras do passado. O pior castigo para quem tem esse problema é a cura.

Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o PT, na época da votação do acordo com os Estados Unidos, em novembro de 2001, criou um factóide e bombardeou o texto.

¿ O tempo passou e o governo Lula confirmou esse acordo com a Ucrânia nas mesmas bases daquele com os americanos. É uma demonstração de como os petistas são demagogos e irresponsáveis no trato da coisa pública. Olha o tamanho do prejuízo que deram ao país impedindo o acordo com os americanos ¿ disse Hauly.

Agência diz que textos dos acordos são diferentes

A Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, divulgou nota ontem afirmando que os textos dos dois acordos, assinados com os ucranianos e com os norte-americanos ¿são diferentes¿. A agência informou que, nas conversas com o governo brasileiro, os Estados Unidos sinalizaram interesse em assinar um acordo idêntico ao firmado com a Ucrânia.

A agência afirma que um acordo de salvaguardas tecnológicos tem como objetivo a proteção do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido por países e empresas e que o segredo industrial deve ser preservado. Segundo a AEB, esse conceito de proteção não teria sido bem compreendido quando se comparou o acordo dos EUA com o da Ucrânia. Mas quando rebatia as críticas do PT ao acordo, o governo Fernando Henrique também sustentava que os opositores não estavam compreendendo o que era proteger tecnologias sensíveis.