Título: FRANÇA JÁ CONDENOU 411 PESSOAS POR DISTÚRBIOS
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 19/11/2005, O Mundo, p. 42

País volta ao normal após tumultos mas mantém emergência; 9.071 carros foram queimados

PARIS. A situação voltou ao normal na França depois de três semanas de revolta nas periferias pobres das cidades do país. Mas o país continua sob estado de emergência. É hora, agora, do acerto de contas. Ontem, o Ministério da Justiça revelou que 411 pessoas foram condenadas à prisão por terem participado da violência urbana. E há várias outras na fila de espera para um julgamento.

No total, desde 27 de outubro, 9.071 carros foram incendiados e 2.921 pessoas detidas durante os distúrbios, um terço delas, menores. Os policiais também pagaram uma conta alta: 126 foram feridos. Ontem, no Senado, o premier Dominique de Villepin criticou, sem citar nomes, os que estão à procura de ¿bodes-expiatórios¿ para explicar a violência. Sua declaração foi interpretada como uma mensagem ao ministro do Emprego, Gérard Larcher, e outras personalidades do partido governista, o UMP, que afirmaram que a poligamia praticada por alguns muçulmanos no país é ¿uma das causas¿ da violência, pois seus filhos teriam sido criados em famílias desestruturadas.

Serviço para ajudar jovens da periferia

O presidente Jacques Chirac, por sua vez, se reuniu ontem com Villepin e outros ministros para discutir o projeto de criação de um serviço civil voluntário, que vai ajudar jovens da periferia pobre a conseguirem emprego. O serviço entrará em vigor em 2006.