Título: CHEFE DA SCOTLAND YARD TERÁ CONDUTA APÓS MORTE DE BRASILEIRO INVESTIGADA
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 19/11/2005, O Mundo, p. 42

Comissão quer saber se Sir Ian Blair contou mentiras sobre execução no metrô

LONDRES. Parentes e advogados de Jean Charles de Menezes comemoraram ontem o que consideraram uma vitória moral nas investigações sobre a morte do eletricista mineiro numa desastrada operação policial na estação do metrô de Stockwell, em 22 de julho. A Comissão Independente de Reclamações sobre a Polícia (IPCC), encarregada do caso, solicitou formalmente ao Ministério do Interior britânico a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do comissário da Scotland Yard, Sir Ian Blair, na divulgação de informações sobre as circunstâncias que levaram agentes da força a executar o brasileiro com oito tiros à queima-roupa.

Horas após a morte de Jean Charles, Blair deu entrevistas dizendo que os policiais mataram o brasileiro depois de ele ter fugido ao ser abordado na entrada da estação, ressaltando ainda que ele despertara a desconfiança dos agentes por estar usando um casaco de inverno em pleno verão britânico. No entanto, documentos da investigação obtidos pelo canal de TV ITN News um mês após os incidentes revelaram que Jean Charles não apenas estava usando uma jaqueta jeans como ainda caminhara calmamente até um trem da linha Northern e estava sentado quando foi morto.

Primo diz que comissário já devia ter renunciado

As investigações só terão início depois que o ministério nomear um encarregado dos procedimentos, que não seria obrigatoriamente integrante da IPCC. Mas, o fato de Blair ter se transformado no primeiro comissário da Polícia de Londres a ser alvo de uma investigação específica certamente reforçará o lobby por sua renúncia. Jean Charles foi confundido com um dos suspeitos da tentativa de atentado ao metrô de Londres em 21 de julho e Blair afirma que só soube do engano mais de 24 horas depois da morte do brasileiro. Porém, fontes da Scotland Yard contaram que o comissário teria sido informado do problema no mesmo dia em que o eletricista foi executado.

¿ Sir Ian não teve a consideração de retificar as mentiras que disse em público. Só espero que essa nova investigação mostre a verdade sobre seu comportamento. Ele já deveria ter renunciado. Por muito menos, David Blunkett deixou seu cargo duas vezes ¿ disse Alex Pereira, primo de Jean Charles, aludindo à renúncia de um ministro do governo Blair após denúncias de conflito de interesses.