Título: Ministro anuncia medidas para apertar fiscalização do Bolsa Família
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 11/11/2004, O país, p. 15
O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, anunciou ontem a assinatura de duas portarias para tentar reforçar a fiscalização do Bolsa Família. Uma das portarias autoriza que conselhos de assistência social, conselhos tutelares e os comitês gestores do Fome Zero nos municípios passem a vistoriar cadastros de beneficiários para comprovar se as famílias estão cumprindo os requisitos básicos para receber a ajuda financeira do governo.
O auxílio desses colegiados será provisório, até que seja implantado de fato o Conselho Gestor de Controle Social ¿ um colegiado previsto em lei para acompanhar o Bolsa Família, mas que ainda não saiu do papel. A segunda portaria assinada pelo ministro determina a criação de um grupo de trabalho formado por representantes das áreas social, de saúde, educação e de segurança alimentar. O grupo deverá formular e apresentar a proposta de criação do Conselho Gestor em 30 dias.
O anúncio foi feito na Comissão de Assuntos Sociais da Câmara dos Deputados, onde Patrus participou de reunião para explicar a proposta de implementação de uma nova política de assistência social. Mas as discussões se concentraram nas denúncias de irregularidades no Bolsa Família.
¿ Não vamos tolerar quem rouba dinheiro público, dinheiro dos pobres.