Título: CAMINHO SEM VOLTA
Autor: Maria Lima, Regina Alvarez e Martha Beck
Fonte: O Globo, 23/11/2005, O País, p. 3

DISCURSANDO NA segunda-feira, o presidente Lula disse que em seu governo ¿há espaço como nunca houve para que os ministros possam ter pensamentos diferenciados. Mas existe um momento em que esse debate será transformado em políticas públicas. E aí acabou o debate¿

É UMA análise muito benevolente da situação de agora. Debates costumam existir em início de governo; mas o atual mandato do presidente Lula já não está tão longe do fim, e o que ele chama de debate sobre a política econômica atinge um nível de estridência que pode comprometer a atuação de qualquer ministro.

NO FUNDO desse quadro está a idéia, peculiar ao presidente, de que ele é uma espécie de árbitro entre posições divergentes. Isso pode combinar com a figura de um chefe de partido, mas não com a do chefe do Executivo.

E SE o presidente diz que ¿não tem política econômica do ministro Palocci: tem política econômica do governo¿, é hora de sair de cima do muro.

O CUSTO do Estado brasileiro é gigantesco, e as despesas continuam crescendo. É essa desproporção do Estado em relação à sociedade que explica a eterna incerteza face à situação da economia.

O PAÍS tem uma espantosa vitalidade intrínseca; mas essa possibilidade de crescimento nunca se concretizará enquanto prosseguir a sangria de recursos na direção do setor público. A reforma do Estado é urgente; e não se chega a esse objetivo sem uma corajosa política de equilíbrio fiscal.