Título: ENTRE O BEM E O MAL
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 23/11/2005, O País, p. 10
Lula agora deixa em aberto possibilidade de reeleição
LUZIÂNIA (GO). Enquanto o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, enfrentava um longo depoimento na Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistia à encenação da luta entre o bem e o mal na abertura do Congresso Nacional de Agricultura Familiar. Falando para 1.200 trabalhadores rurais, Lula disse que fará a transposição do Rio São Francisco e que só políticos que se valem da miséria para se manter no poder são contra a obra. Ele incentivou os agricultores a buscar financiamento no BNDES.
Depois, deixou em aberto a possibilidade de disputar a eleição. Na semana passada, ele deixara escapar que será candidato em 2006.
¿ Vamos escolher as melhores condições e fazer esse projeto, porque o dinheiro está no BNDES, está até mofando. Se não aparecerem projetos, Guido Mantega (presidente do banco) vai emprestar para outra coisa. Vocês têm que aproveitar porque o mandato termina em 31 de dezembro de 2005. Aproveitem, porque depois vocês não vão nem conseguir falar `bom dia¿ para o presidente do BNDES ¿ disse Lula, indicando que não estará no governo em 2007.
No congresso, Lula se divertiu com a peça encenada por um grupo gaúcho. Uma atriz usando blusa, minissaia e chifres pretos, representando o mal, chamou a atenção do presidente, que gargalhou com suas frases maldosas sobre guerras, poluição, concentração de renda e sindicalismo. No fim, o bem, representado por uma atriz vestida de branco, e seus aliados ¿ a resistência, a luta e a organização ¿ venceram.
¿ Fiquei deveras preocupado porque depois do confronto entre o bem e o mal, as duas traidoras foram se sentar juntas e ficaram tagarelando. Ou seja, era uma briga apenas para inglês ver, porque no fundo estavam as duas, ali, dizendo que nos tinham enganado ¿ afirmou Lula, no início de seu discurso.