Título: SÍLVIO: CPI ESTÁ CERTA AO APROFUNDAR INVESTIGAÇÃO
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 23/11/2005, O País, p. 14

Empresas rebatem relatório da comissão

SÃO PAULO e BRASÍLIA. A recomendação do relatório parcial da CPI dos Correios para que sejam aprofundadas as investigações sobre as suspeitas de tráfico de influência do ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira foi recebida com naturalidade pelo ex-dirigente petista.

¿ A CPI está corretíssima. Ela não existe para deixar tudo esclarecido? Então tem que investigar, aprofundar, para poder esclarecer ¿ afirmou Sílvio, que ontem à tarde acompanhava pela TV, em seu apartamento de São Paulo, o depoimento do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na Comissão de Finanças da Câmara.

A Skymaster rebateu em nota as acusações de superfaturamento, de ter participado de fraudes em licitações e de ter oferecido propinas. A empresa considera que está sendo usada como bode expiatório nas denúncias de corrupção nos Correios, especialmente por parlamentares petistas, que estariam interessados em condená-la previamente por prestar serviços à estatal desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. ¿A Skymaster nega terminantemente as acusações de superfaturamento, de manipulação dos contratos, de concorrência desleal ou, ainda, de qualquer tipo de conluio ou apadrinhamento político¿, diz a nota.

O presidente da Beta, Antônio Augusto Conceição Morato Leite, acusado de burlar licitações nos Correios, também contestou o relatório. ¿Os contratos firmados com os Correios pela Beta entre 2000 e 2002, ocasião em que Antônio Augusto Morato Leite respondia pela empresa, seguiram as regras estabelecidas pelos editais de licitação¿, defendeu-se a empresa, também por meio de nota.

Já a A ECT promete submeter o relatório da CPI dos Correios à área jurídica da estatal para exame e orientação em relação às providências que deverão ser adotadas. A equipe técnica dos Correios também já estaria analisando os indicativos de superfaturamento apontados pela comissão. A estatal informou ainda que os ex-dirigentes que conduziram esses processos, em cada período avaliado, estão apresentando suas defesas junto aos órgãos de controle. A direção da ECT decidiu promover uma reavaliação do modelo de contratação, gestão e custos da Rede Postal Noturna.