Título: NESTLÉ RECOLHE LEITE INFANTIL EM 4 PAÍSES EUROPEUS
Autor: Da Bloomberg News
Fonte: O Globo, 23/11/2005, Economia, p. 31

Produto teria sido contaminado por componente químico das embalagens. Empresa garante não haver risco à saúde

GENEBRA e MILÃO. A gigante de produtos alimentícios Nestlé S.A. retirou ontem duas marcas de leite infantil dos mercados de Itália, Espanha, França e Portugal, depois de funcionários da Saúde italiana terem encontrado nelas vestígios de um produto químico usado nas embalagens. Resíduos de isopropil-tioxantone (ITX), utilizado na tinta das embalagens, foram encontrados nas marcas de leite em pó Nidina 2 e Latte Mio, informou a subsidiária italiana da Nestlé.

No dia 15, a empresa, com sede na Suíça, havia decidido substituir todos os produtos lácteos infantis vendidos em embalagens TetraPak ¿como medida preventiva¿. A Nestlé disse ter tomado essa decisão mesmo depois de a análise ter mostrado que o ITX não representa risco para a saúde. No Brasil, a Nestlé informou que não produz nem importa leite em pó em embalagem TetraPak.

Segundo a agência de notícias italiana Ansa, as autoridades da Itália ordenaram à Nestlé que recolhesse 30 milhões de litros de leite em pó.

¿ Os relatórios das autoridades italianas são exagerados ¿ disse o porta-voz da Nestlé, François Perroud, ao afirmar que a empresa está retirando do mercado 2 milhões de litros de leite líquido. ¿ Se houvesse risco à saúde, teríamos recolhido uma quantidade maior de nossos produtos.

Perroud acrescentou que o recall em França, Espanha e Portugal é muito menor porque as quantidades de produtos lácteos vendidos naqueles países são bem inferiores às da Itália.

Guarda Florestal se queixa de demora da empresa

Cerca de 500 oficiais da Guarda Florestal da Itália ¿ responsável por questões ambientais e agrícolas ¿ foram destacados para recolher em torno de 30 milhões de produtos lácteos infantis, disse um porta-voz do órgão.

¿ Agora a investigação precisa continuar e desvendar por que isso ocorreu, por que essa substância contaminou o leite e por que levou tanto tempo para que medidas fossem tomadas, além de descobrir se esse produto é tóxico ¿ disse o porta-voz, que não quis se identificar porque a investigação está em andamento.

Os vestígios de ITX foram observados pela primeira vez em 29 de junho, em testes de rotina na cidade de Ascoli Piceni, disse o porta-voz. Ele disse que a Nestlé e as autoridades italianas da área de saúde foram notificadas em 30 de agosto, pela agência de proteção ambiental Arpam, sobre a presença do ITX.

Em junho, a Nestlé recolheu duas variedades do leite em pó Neslac na China, após autoridades locais descobrirem que elas tinham excesso de iodo.

Perroud disse que o recall não terá impacto drástico nas vendas e não informou se a empresa pedirá indenização à TetraPak. Esta afirmou que o ITX não representa risco à saúde.