Título: VICE-PRESIDENTE DA VARIG DEIXA A COMPANHIA
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 23/11/2005, Economia, p. 31
Executivo teve divergências com a Fundação Ruben Berta. Aerus quer discutir reestruturação
Em uma semana tumultuada para a Varig, o vice-presidente operacional, Miguel Dau, deixou ontem o cargo e a companhia, após 19 anos de carreira, três deles nesta função. Segundo Dau, sua saída foi provocada por divergências com a controladora da Varig, a Fundação Ruben Berta (FRB), que decidiu extinguir o cargo e ofereceu a ele uma função de diretor.
Desde quinta-feira, a Varig dispensou 156 pilotos e a FRB demitiu o Conselho de Administração, a um mês de a Varig ter de apresentar à Justiça um plano de reestruturação.
¿ A controladora decidiu acabar com a função de vice-presidente. Fernando Wellisch já tinha deixado a vice-presidência Financeira, e Bottini (Marcelo Bottini), que era vice-presidente Comercial, assumiu a presidência da empresa. Não aceitei isso porque tinha uma grande responsabilidade na área comercial. Deixo a empresa depois de 19 anos sabendo que fiz um bom trabalho ¿ disse.
Dau comentou que, em um comunicado interno, a explicação para os funcionários era de que ele teria decidido por conta própria deixar o cargo:
¿ Não foi assim que aconteceu. Não saio por iniciativa própria. O fato é que a partir de agora o presidente da Varig deverá agir como um super-homem, já que todas as diretorias ficarão subordinadas a ele.
Plano de recuperação tem de sair até 19 de dezembro
O presidente do fundo de pensão Aerus, Odilon Junqueira, quer discutir com os novos gestores da Varig o plano de recuperação da companhia, que precisa ser aprovado no dia 19 de dezembro em assembléia. Segundo ele, todos os detalhes do plano devem ser apresentados não só ao Aerus como a todos os credores, para que nada seja votado sem a prévia aprovação:
¿ O plano não foi apresentado de forma clara. Para que o Aerus possa aprovar algo, é preciso o mínimo de antecedência, já que precisamos garantir a segurança dos seis mil participantes da Varig nos planos do fundo, dentro da recuperação. Enviamos uma solicitação aos atuais gestores para discutirmos o plano, uma vez que a posição do Aerus dependerá, também, de um posicionamento da Secretaria de Previdência Complementar.