Título: Juiz tenta repatriar dinheiro do Propinoduto na Suíça
Autor:
Fonte: O Globo, 11/11/2004, Rio, p. 20

O juiz federal Lafredo Lisboa, da 3 Vara Federal, afirmou ontem que os cerca de US$ 33 milhões do escândalo do Propinoduto depositados na Suíça serão repatriados para o Brasil. O juiz viajou no sábado para Genebra com o desembargador André Fontes para tentar trazer de volta o dinheiro que está depositado nas contas de cinco fiscais de renda do estado e de sete auditores da Receita Federal envolvidos esquema.

Em entrevista ao ¿RJ-TV¿, Lafredo Lisboa, que se encontrou ontem com autoridades da Suíça, explicou que o país europeu não tem interesse em continuar guardando o US$ 33 milhões:

¿ A data dessa repatriação depende ainda dos tribunais superiores suíços, mas uma coisa ficou certa: esse dinheiro retornará. Ficou bem claro que a Suíça não tem interesse em ficar com o dinheiro da corrupção e está disposta em levar às últimas conseqüências o combate à corrupção.

Segundo o juiz, as autoridades da Suíça também estão investigando os responsáveis no país pela abertura das contas e a lavagem do dinheiro do Propinoduto.

Lafredo Lisboa acredita que em três meses deve receber novos extratos bancários com a movimentação das contas, e que esse documentos poderão influenciar o julgamento final da sentença dos acusados no Brasil.

¿ Mais cedo ou mais tarde nós teremos e poderemos demonstrar uma movimentação financeira maior até do que aquela que nós tomamos conhecimento no processo penal ¿ disse o juiz.