Título: Passageiros de navio ficam quase 6h retidos na alfândega
Autor: Ronaldo Braga
Fonte: O Globo, 11/11/2004, Rio, p. 27

A primeira experiência na cidade não foi boa para os 1.500 turistas, 95% deles americanos, que chegaram ontem, às 7h, ao Pier Mauá, no navio Amsterdam, de bandeira holandesa. Os passageiros, muitos com idade entre 60 e 80 anos, só foram liberados pela alfândega cinco horas e meia depois, provocando reclamações de operadores de turismo receptivo que os aguardavam no saguão principal. Segundo informações do Píer Mauá, o número de passageiros era muito grande e a demora ocorreu porque todos tiveram que passar pelo controle da Polícia Federal e da Receita Federal, além da fiscalização sanitária.

Os guias de turismo reclamavam do fato de a programação preparada para os turistas ter sido prejudicada.

¿ Meu grupo, de 19 turistas, tinha um almoço em Petrópolis. Mas até agora eles não saíram do Pier Mauá ¿ disse Nícia Andrade, da Agência Clássico.

Guias das empresas Bit, Brasil 10 e Plumar também reclamaram.

¿ Essa demora atrapalha o turismo no Rio. Estamos aqui há cinco horas.Temos que modificar alguma coisa para que os visitantes não sofram tanto. É preciso colocar mais pessoas trabalhando ¿ reclamou Renato Costa, da Brasil 10.

Quem também estava nervosa era a canadense Elisabeth Kauffmar, que aguardava seus pais, provenientes dos Estados Unidos. Elisabeth mora no Rio há um ano.

¿ O navio atracou às 7h, já são quase 12h30m e até agora nada. Pelo telefone, eles disseram que estavam na alfândega e que iam demorar mais um pouco ¿ disse ela, que chegou ao píer por volta das 6h30m.

Cristiano Moreira, assessor do Píer Mauá, disse que o processo era mesmo demorado:

¿ São 1.500 passageiros. Sempre demora um pouco, mas está tudo dentro do normal.

O navio segue amanhã para Montevidéu. A nova temporada de cruzeiros marítimos baterá recordes: até 26 abril, terão passado pelo Píer Mauá 135 mil turistas.