Título: Investimentos para difundir o audiovisual brasileiro
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 11/11/2004, Economia, p. 34

Os ministérios do Desenvolvimento e da Cultura firmaram ontem um acordo para aplicar R$ 13 milhões na divulgação de filmes brasileiros no exterior. Os recursos virão da Agência de Promoção das Exportações (Apex), que tem R$ 24,1 milhões aplicados em projetos de cinema, música e televisão.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, a proposta é divulgar filmes de ficção, documentários e programas de televisão que construam uma nova imagem do Brasil no mercado externo. Ele apontou a necessidade de expandir a imagem do país além do samba, do café e de personalidades como Pelé.

¿ O projeto é também de melhoria da imagem do Brasil no exterior. O país não tem marcas, mas personalidades mundiais como os jogadores de futebol ¿ disse Furlan.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que os recursos serão compartilhados com os produtores privados de cinema e televisão, sobretudo independentes, que divulgam a produção brasileira no exterior.

¿ Este é o terceiro ano do programa, que terá validade de 2004 a 2006. No Festival de Brasília, por exemplo, vamos trazer 300 compradores internacionais só para assistir a filmes brasileiros ¿ contou o presidente do Brazilian Cinema Promotion (BCP), Tarcísio Vidigal, acrescentando que 42% dos recursos vêm da Apex e outros 58% dos produtores.

Dentro do projeto, um dos principais filmes beneficiados com os recursos em 2004 será ¿O homem que copiava¿, de Jorge Furtado. Para o ano que vem, o carro-chefe de divulgação deverá ser o filme ¿Olga¿, já indicado pelo Ministério da Cultura para disputar a uma indicação ao Oscar.

Tanto Furlan como Gil acreditam que a melhor imagem do país terá efeitos positivos em áreas como o turismo