Título: CHINA DARIA JEITO NA CUT, DIZ
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2005, O País, p. 4

Com bom humor, Lula critica falta de liberdade naquele país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a abertura do 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior para alfinetar a falta de liberdade na China. Num discurso longo, improvisado (ele abandonou o texto escrito tão logo chegou ao púlpito) e marcado pelo bom humor, o presidente afirmou que o país tem mais facilidade para aprovar leis e não sofre a pressão do movimento sindical. Em seguida, disse que se o Brasil exportasse a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a China daria um jeito na CUT.

O presidente Lula falava sobre as dificuldades que os exportadores brasileiros de calçados têm enfrentando e tomou a China como exemplo. O Brasil, disse o presidente, produz 900 milhões de pares de sapatos por ano, enquanto a nação asiática fabrica nove bilhões.

¿ Competir com a China não é uma coisa fácil. Lá eles não têm a dificuldade que nós temos aqui para fazer uma lei. Lá eles não têm o sindicato reivindicando o tanto de aumento de salário que reivindicamos aqui ¿ disse o presidente, numa clara referência à falta de democracia e de liberdade sindical no país.

Na seqüência, alguém no auditório lotado por cerca de mil de empresários e executivos, sugeriu a exportação da CUT, central sindical ligada ao PT. A resposta arrancou risos da platéia e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ex-presidente da CUT, também presente:

¿ Se exportar a CUT para lá, eles vão dar um jeito na CUT. (Flávia Oliveira)