Título: MANTEGA: `O QUE EXISTEM SÃO FIRULAS¿
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 24/11/2005, O País, p. 8

Para presidente do BNDES, divergências têm sido exageradas

O presidente do BNDES, Guido Mantega, afirmou ontem que a meta de superávit primário para 2006 já foi definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda não há informação oficial de que será mudada. Segundo Mantega, as divergências no governo sobre a política econômica têm sido exageradas e tratariam apenas de ¿algumas firulas¿.

¿ O superávit primário é de 4,25% (do PIB), definido pelo presidente e não é diferente disso. Não vejo ninguém contestando isso, são mais comentários de imprensa.

Mantega afirmou que a prioridade é incentivar os investimentos, mas ressalvou que o governo está coeso em torno da atual política econômica e não há intenção de mudá-la:

¿ Ninguém quer a gastança. O que se quer é manter o nível elevado de investimento. O governo está coeso, apesar de algumas firulas.

Para Mantega, os depoimentos do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, foram firmes e ele deu todas as informações necessárias.

¿ Houve um certo exagero nessa crise. O país está crescendo, o desemprego está diminuindo no país. O que existem são firulas, são questões de detalhes, alguma pequena divergência que não é fundamental ¿ disse. (Mirelle de França)