Título: EMBAIXADOR DE ANGOLA SE RETRATA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 24/11/2005, O País, p. 12

Governo pede explicações sobre referência a índices de corrupção no Brasil

BRASÍLIA. As declarações do embaixador de Angola, Alberto Correia Neto, sobre os índices de corrupção no Brasil divulgadas segunda-feira pelo GLOBO provocaram forte reação do governo brasileiro. Um dia depois da publicação da entrevista, o ministro interino das Relações Exteriores, Samuel Pinto Guimarães, exigiu uma retratação.

Correia Neto disse ao GLOBO que uma das metas das autoridades de Angola é impedir que a corrupção no país atinja os mesmos níveis registrados no Brasil e na Nigéria. Angola está entre os dez países mais corruptos do mundo, segundo relatório da Transparência Internacional.

Guimarães chamou Correia Neto em seu gabinete, exibiu um exemplar do GLOBO e, na frente de vários assessores, cobrou explicações. Diante da reprimenda, o embaixador pediu desculpas e disse que manifestara uma opinião pessoal e não a posição do governo angolano sobre o Brasil.

¿ Eu disse que não tive a intenção de ofender ou hostilizar as autoridades brasileiras. Se de fato ofendi, peço desculpas ¿ afirmou Correia Neto.

O embaixador mencionou a corrução no Brasil ao ser confrontado com informações sobre remessas do Trade Link Bank, uma off-shore com sede nas Ilhas Cayman, para quatro altas autoridades angolanas, entre elas o ministro das Finanças, José Pedro de Morais, e o governador (presidente) do Banco Nacional, Amadeu de Jesus Castelhano. Nos registros da movimentação do Trade Link constam 30 remessas no valor aproximado de US$4,4 milhões.