Título: FARMACÊUTICA É A PRIMEIRA REITORA DA USP EM 71 ANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2005, O País, p. 15

Posse da professora, que venceu eleição interna, será sábado

SÃO PAULO. A farmacêutica Suely Vilela é a primeira reitora nos 71 anos de história da Universidade de São Paulo (USP). Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) nomeou a professora, que havia sido eleita e encabeçava a lista tríplice apresentada pela USP ao governador, que reiterou a decisão das eleições de 8 de novembro. A posse da nova reitora será no sábado, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes.

Aos 51 anos, Suely coordenava a pró-reitoria de Pós-Graduação da USP. Ao ser eleita, ela afirmou que pretende diminuir a burocracia da instituição e promover a internacionalização da USP como forma de ampliar os recursos, que hoje somam R$2 bilhões anuais. A nova reitora quer mais parcerias com instituições estrangeiras de fomento.

Suely, que é o 24º reitor da USP, quer apostar também nas parcerias com as empresas. Segundo ela, esse é um caminho pouco explorado até mesmo em outros países, como nos Estados Unidos, onde as empresas seriam responsáveis por no máximo 9% dos recursos.

¿ Os investimentos das empresas na universidade são muito pequenos. Vamos aumentar a produção de patentes e a transferência de tecnologia para reforçar essa relação ¿ afirmou.

Reitora dá nota 8 para a USP

Assim que foi eleita, Suely deu uma nota, de 0 a 10, para a universidade onde construiu toda a sua vida acadêmica.

¿ Eu dou uma nota 8 porque ela tem hoje uma maior produção científica, melhorou os cursos de graduação e pós, mas temos dificuldades tanto na gestão da universidade quanto na transferência do conhecimento produzido para a sociedade ¿ avaliou Suely.

Suely é favorável a ações afirmativas para promover a igualdade social e racial no meio acadêmico, mas diz que as cotas devem obedecer a critérios de avaliação acadêmica.

¿ Na reserva de vagas, você exclui o mérito e isso não pode ser feito na universidade. Mas, como ações afirmativas, vamos ampliar a isenção de taxa no vestibular, a preparação dos melhores alunos das escolas públicas para ingressar na universidade e outras medidas¿ disse ela.

A USP tem mais de cinco mil professores, 76 mil alunos, 200 cursos de graduação e 526 cursos de pós-graduação. Recentemente, foi citada pelo jornal britânico ¿The Times¿, como a 196ª mais importante universidade do mundo.