Título: Vasp cancela vôos com origem nas principais capitais
Autor: Agnes Dantas
Fonte: O Globo, 11/11/2004, Economia, p. 37

A Vasp está cancelando vôos com taxa de ocupação inferior a 50% e reduzindo a oferta de freqüências em horários intermediários, em conseqüência da dificuldade de cumprir o suprimento de combustíveis e da adoção do plano de reestruturação e ajustes para manter as operações, iniciado em outubro. Somente duas decolagens e um pouso foram realizados ontem pela empresa no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Nas escalas de vôos até 23h de ontem estavam previstos seis pousos e dez decolagens naquele terminal. Mas, até meados deste ano, a Vasp chegou a operar 50 vôos diários partindo da capital paulista. De acordo com o centro de controle da Infraero, não houve registros de incidentes com passageiros no balcão da empresa, apesar dos cancelamentos.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio, a companhia informou à Infraero que 18 vôos estariam suspensos das 8h às 21h20m de ontem. Segundo a estatal, a Vasp teria regularmente no aeroporto central do Rio o fluxo diário de 32 vôos, entre pousos e decolagens. No Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, cinco pousos e cinco decolagens foram cancelados até as 17h, da média de 14 vôos diários. Em Salvador, quatro vôos da Vasp que tinham a cidade como destino final não chegaram ontem ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. Na terça-feira, três vôos de Salvador para Maceió, Recife, João Pessoa e Manaus também foram cancelados. Na ocasião, os passageiros disseram que funcionários da companhia já alegavam falta de combustível nas aeronaves.

Vasp diz que avisa com antecedência a passageiro

A Vasp informou que todos os passageiros estão sendo informados com antecedência dos cancelamentos dos vôos. Quando é necessário, a empresa diz que propõe remanejamentos para outros horários, sem custos adicionais, ou oferece o reembolso. De acordo com a Vasp, a estratégia é uma forma de ¿manter uma equação mais equilibrada para cumprir com deveres, ajustes e com o atendimento ao cliente¿.

No dia 1 de novembro, a Vasp passou a oferecer passagens com 20% de desconto a quem efetua a reserva pela internet, lojas ou central de atendimento da companhia. São descontos nas tarifas de vôos domésticos para 25 cidades atendidas por vôos da companhia, válidos para compras feitas até o dia 15 de dezembro. Ontem, a Vasp confirmou que os compromissos serão honrados e que os passageiros serão atendidos pelas atuais aeronaves em operação.