Título: `ELE PERSEGUE E MALTRATA O ESTADO¿
Autor:
Fonte: O Globo, 25/11/2005, O País, p. 5

Governadora e prefeito Cesar Maia reagem às críticas do presidente

A governadora Rosinha Garotinho reagiu duramente às afirmações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

¿ Desde o primeiro dia de governo Lula não fez outra coisa se não perseguir e maltratar o Rio. Por meses, tentei falar com ele. O máximo que consegui foi falar com o chefe de gabinete.

Rosinha citou casos:

¿ A prova mais definitiva de sua falta de compromisso com o estado está em suas duas últimas iniciativas: retirou do Orçamento a prioridade para a construção do Arco Rodoviário e não liberou o repasse do financiamento do BNDES para concluir a estação Cantagalo do metrô.

Por meio de sua assessoria, Rosinha disse que não compareceu à solenidade em Niterói por causa de uma virose.

¿ Apesar de tudo, estou disposta a me encontrar com o presidente para discutir os temas de interesse da população.

Rosinha disse ainda que o Bolsa Família ¿foi lançado no estado sem que o governo sequer fosse avisado¿. Em nota, ela acrescentou ¿que co-financiou o programa, repassando ao governo federal R$8.975.959 de julho de 2004 a fevereiro de 2005¿.

O ex-governador Anthony Garotinho disse apenas que Lula busca explicação para seu índice de rejeição no estado.

Já o prefeito Cesar Maia disse que o acordo do Bolsa Família está sendo cumprido.

¿ Falta a ele informação. No caso da prefeitura, há um acordo como o ministério no qual a prefeitura aplica a contrapartida nos programas de reciclagem e inclusão no mercado de trabalho para que as pessoas não fiquem eternamente dependentes. Se ele telefonar ao Patrus (Ananias, ministro) vai ter a informação. Deve ter sido sopro de um petista sem voto aqui do Rio. Não creio que seja má fé do presidente. Espero.

Sobre a afirmação de Lula de que aplicará ¿uma fortuna¿ no Pan, Cesar disse apenas que o governo federal tem feito seus aportes, mas em um nível inferior ao desejável:

¿ O governo federal imagina que está ajudando. E está. Mas o evento é do Brasil com sede no Rio, e aí sim, com o apoio da prefeitura. Aqui é o inverso.