Título: CONSELHO FAZ `LOBBY¿ JUNTO AO STF NO CASO DIRCEU
Autor: Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 25/11/2005, O País, p. 8

BRASÍLIA. O Conselho de Ética da Câmara iniciou ontem uma operação, que se estenderá até a próxima segunda-feira, para tentar convencer ministros do Supremo Tribunal Federal a mudarem seus votos favoráveis à interrupção do processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) no plenário da Câmara. A crise que se instalou com o julgamento de anteontem do Supremo ¿ ainda inconcluso ¿ teve momentos de temperatura alta ontem, até com ameaças de um mandado de segurança contra o próprio tribunal, mas no fim do dia o Conselho e a Mesa da Câmara optaram pelo envio de notas técnicas explicativas aos ministros. O presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) confirmou que a votação do pedido de cassação deverá acontecer mesmo na quarta-feira.

Hoje, ainda no esforço de convencer o Supremo de que o Conselho de Ética está cumprindo o rito determinado, seus integrantes vão enviar a todos os ministros do tribunal um memorial com as explicações sobre as funções e atribuições do Conselho e como procederam nesse processo, com o objetivo de que revisem seus votos. Na segunda-feira Izar e o relator do caso Dirceu, Júlio Delgado (PSB-MG), vão pessoalmente ao encontro dos ministros no Supremo, prosseguindo no lobby pela derrubada da interpretação de que testemunhas de defesa têm que ser reinquiridas para que o processo continue.

¿ Não vale a pena brigar e entrar com recurso. Com o memorial e a nota explicativa, esperamos que os ministros revisem seus votos para que o processo se conclua. Seria bom que o presidente Aldo também fosse lá fazer uma visitinha ¿ disse o presidente Ricardo Izar (PTB-SP).