Título: PELUSO SUGERIU TIRAR DEPOIMENTO DE DONA DO RURAL
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 25/11/2005, O País, p. 9

Expectativa é que o voto de Pertence seja favorável a deputado

BRASÍLIA. O ministro do STF Cezar Peluso foi o único a sugerir uma solução intermediária: queria apenas que o depoimento da presidente do banco fosse suprimido do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) contra o deputado José Dirceu. Para o presidente Nelson Jobim, mesmo se Pertence engrossar o grupo dos quatro favoráveis à interrupção do processo ¿ o que é provável, pois já foi favorável à defesa de Dirceu ¿ a tese não sairá vitoriosa. Apesar de ter proposto essa solução ontem, Jobim votara anteontem pela volta do processo ao Conselho de Ética.

¿ (Se Sepúlveda conceder a liminar,) vale a solução Peluso ¿ disse Jobim ontem.

No entanto, essa solução é contraditória mesmo no tribunal. O próprio Peluso disse ontem que, se Pertence votar contra Dirceu, o plenário do STF terá de discutir o assunto para chegar a um consenso sobre qual decisão prevalecerá. Nem Jobim nem Peluso quiseram comentar as críticas feitas pelos parlamentares ao julgamento do tribunal.

¿ Não respondo porque não me sinto criticado ¿ disse Peluso.

Velloso diz não considerar interferência indevida

O ministro Carlos Velloso, que votou pela continuidade da tramitação do processo contra Dirceu, disse ontem que não considera que há uma interferência indevida do tribunal no Congresso.

¿ Sempre que se alega que alguém tem um direito, a Constituição assegura o ingresso na Justiça. Eu penso que não há essa interferência indevida. É o Supremo fazendo cumprir a Constituição ¿ afirmou o ministro.