Título: PARA JOBIM, VOTAÇÃO NO PLENÁRIO PODERÁ ACONTECER LOGO
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 25/11/2005, O País, p. 9

BRASÍLIA. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, acredita que, ainda que o colega ministro Sepúlveda Pertence vote pela interrupção do processo de cassação de mandato contra o deputado José Dirceu (PT-SP), o mais provável é que o caso não retorne ao Conselho de Ética, podendo ser decidido logo pelo plenário da Câmara.

Para Jobim, deverá prevalecer a sugestão do ministro Cezar Peluso, que quer apenas retirar do relatório que será votado no plenário da Câmara o depoimento da presidente do Banco Rural, Kátia Rabello. Com isso, a cassação poderia ser resolvida já na semana que vem.

Anteontem, acabou empatado em cinco votos a cinco o julgamento de um recurso de Dirceu ao tribunal. Falta apenas a manifestação de Pertence, que está doente e faltou à sessão que discutiu o assunto. O ministro prometeu dar seu voto na próxima quarta-feira, mesmo dia da sessão plenária da Câmara que decidirá sobre a cassação do mandato do petista.

No julgamento, cinco ministros votaram pela continuidade do processo. Quatro optaram pela interrupção da tramitação, aceitando o argumento dos advogados de Dirceu de que o depoimento de Kátia Rabello, incluída no rol das testemunhas de acusação, não teria sido precedido por uma manifestação de testemunhas da defesa.

Para esses ministros, esse seria um erro grave que comprometeria a integridade do processo. O grupo propõe que o processo retorne ao Conselho de Ética para que a defesa seja ouvida novamente e um novo relatório seja feito.