Título: BRASIL TEM APARTHEID DIGITAL¿
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 25/11/2005, Economia, p. 31

SÃO PAULO. Criador do Comitê para Democratização da Informática (CDI), primeira ONG do país voltada para a inclusão digital, Rodrigo Baggio critica o abismo que existe no Brasil: quem não consegue acesso a computadores e internet tem menos oportunidades de trabalho e integração social.

¿ Estamos formando um novo apartheid.

E o governo, segundo ele, não tem agido com eficiência na busca por soluções. Só este ano, Baggio relacionou 11 diferentes projetos que se sobrepunham e disputavam as verbas públicas.

¿ Falta eficiência na gestão das políticas de inclusão digital ¿ disse.

Baggio não é uma voz isolada. O próprio Comitê Gestor da Internet no Brasil, formado por representantes do governo e da sociedade civil, aponta erros em projetos oficiais. O PC Conectado, que conta com subsídios na venda de computadores, na prática não garante acesso à rede. Falta regulamentar o preço de R$7,50 pelo acesso discado.

A Casa Brasil, definida pelo governo como um espaço comunitário para aperfeiçoamento tecnológico, divulgação científica, ciência, cultura e lazer, também enfrenta dificuldades. De uma meta inicial de 1.100 unidades, só 90 estão aprovadas. Cerca de R$23 milhões foram liberados, mas os computadores ainda não foram comprados.

Criado há dez anos, o CDI mantém 965 escolas em 19 estados e oito países. Só 4% dos custos são pagos por recursos públicos. (Aguinaldo Novo)