Título: MEDICINA NATURAL VAI CHEGAR À REDE DO SUS
Autor: Leticia Mendes
Fonte: O Globo, 27/11/2005, O País, p. 18

Ministério da Saúde está criando normas para regulamentar o atendimento de fitoterapia, acupuntura e homeopatia

Alternativa é coisa do passado. No dia 14 de dezembro, o Conselho Nacional de Saúde dará o primeiro passo para expandir os domínios de práticas terapêuticas como a fitoterapia, a homeopatia e a acupuntura. Os conselheiros vão votar a Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares no Brasil, um documento elaborado com a colaboração das secretarias de Saúde de 19 capitais e de dois estados. O relatório será, em seguida, transformado numa portaria do Ministério da Saúde, regulamentando o atendimento destas práticas nos hospitais da rede do SUS.

Médicos querem mais controle no atendimento

A idéia de regulamentar estas práticas terapêuticas surgiu de uma observação: embora os serviços estejam em franca expansão na maioria das grandes cidades e nos estados mais importantes, não há controle da qualidade do atendimento, dos medicamentos oferecidos aos pacientes ou da capacitação dos profissionais. Daí, as próprias entidades médicas se interessaram em criar normas.

Os municípios que já oferecem os serviços só precisarão se adaptar às regras propostas na Política Nacional. E os que ainda não embarcaram na onda, terão um farto material de consulta para aderir.

¿ No caso da fitoterapia, além da farta diversidade vegetal, há uma tradição popular de uso de plantas medicinais ¿ observa o médico Roberto Boorhem, diretor do Centro Médico de Terapias Integradas, no Rio, e presidente do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, uma das instituições que ajudou a elaborar o documento ¿ Com a oficialização da terapia na rede do SUS, vai ser gerada uma cadeia produtiva de plantas medicinais e remédios fitoterápicos.

Informalmente, a cadeia produtiva já existe. Basta ver o trabalho do paraibano Jocelino Cavalcante Porto. Seu Jocelino fez um curso de fitoterapia no Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, em Santa Teresa, no Rio, e em 13 anos, produziu mais de dez mil mudas de arnica, boldo, cidreira e quebra-pedra, em Rocha Miranda, na Zona Norte.

¿ Os remédios da medicina natural são mais baratos e fazem parte da nossa cultura. Só faltava mesmo o ministério regulamentar ¿ diz ele.