Título: BRASIL PRECISA DISTRIBUIR RENDA, DIZ DIRETOR DO BIRD
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 26/11/2005, Economia, p. 43

Vinod Thomas lança livro sobre o país, afirmando que só crescimento econômico não resolve situação interna

WASHINGTON. Ao longo das últimas décadas os brasileiros ouviram várias vezes uma mesma receita de desenvolvimento, cujos resultados têm beneficiado sempre uma minoria: ¿O mais importante é fazer a economia crescer e depois, então, distribuir a renda, repartir o bolo¿. Depois de uma minuciosa revisão desse conceito, e montado numa experiência de quatro anos como diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil ¿ de meados de 2001 a meados de 2005 ¿ Vinod Thomas, hoje diretor-geral de avaliação de operações daquela instituição, chega à praça anunciando uma nova verdade: ¿O crescimento e a distribuição de renda devem andar de mãos dadas, pelo menos no Brasil¿, diz ele em seu livro ¿O Brasil Visto por Dentro ¿ O desenvolvimento em uma terra de contrastes¿ (José Olympio Editora), que será lançado na próxima segunda-feira no Rio.

Thomas alerta, porém, que a expansão econômica, por si só, não é suficiente para reduzir rapidamente a pobreza num dos países mais desiguais do mundo. É preciso haver um crescimento com qualidade, que favoreça os pobres:

¿- A qualidade é um fator fundamental na atenção à igualdade social. O Brasil terá as mais sólidas possibilidades de êxito se agir com urgência através de reformas sociais e políticas. Elas estão altamente relacionadas. E o momento é mais do que oportuno: trata-se, repito, de uma questão de urgência ¿ disse Thomas ao GLOBO antes de embarcar para o lançamento do livro no Brasil.

Ele adverte no livro que o país pode ter, agora, a sua última chance de dar um salto qualitativo, sob o risco de ficar eternamente para trás, caso não sejam tomadas as devidas providências. Segundo ele, o Brasil ¿vive um momento de definição, entre realizar o seu vasto potencial ou perder essa preciosa oportunidade. Importante para esse momento é a implementação de medidas socioeconômicas, facilitadas por reformas políticas. O caminho escolhido determinará se o país elevará a qualidade de vida da maioria dos brasileiros ou os deixará para trás. Esta é uma escolha crítica para o Brasil¿, afirma o diretor do Bird.