Título: BRASIL APLAUDE MUDANÇAS
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 29/11/2005, Economia, p. 27
Para o governo, diálogo ficará mais equilibrado
BRASÍLIA e RIO. A troca de ministros na Argentina, especialmente os da Economia e das Relações Exteriores, foi vista com bons olhos pelo governo brasileiro: abre-se a perspectiva de um diálogo mais equilibrado entre os dois países, segundo fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto.
O assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, destacou que o Brasil espera ter boas relações com a nova ministra da Economia, Felisa Miceli. Ele, no entanto, fez questão de demonstrar o contentamento do governo brasileiro com a nomeação de Jorge Taiana, no lugar do chanceler Rafael Bielsa.
Um graduado diplomata disse que, com a saída de Lavagna e Bielsa, a expectativa é de redução do nível de insistência do governo argentino sobre o lançamento de salvaguardas. Lavagna afirmou recentemente que o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, amanhã, em Puerto Iguaçú, seria mero cerimonial se Lula não anunciasse que o Brasil concorda em limitar exportações para a Argentina. Bielsa quer o adiamento do livre comércio de automóveis, previsto para janeiro de 2006. Mas as duas medidas não deverão ser anunciadas no encontro.
Empresários do setor eletroeletrônico se irritaram com a notícia de que Brasil e Argentina negociam um mecanismo de salvaguardas. (Eliane Oliveira e Aguinaldo Novo)