Título: DEPUTADO SOFRE AGRESSÃO FÍSICA
Autor: Maria Lima, Isabel Braga e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 30/11/2005, O País, p. 3
Escritor dá bengaladas em Dirceu num `súbito ataque de revolta¿
BRASÍLIA. Prestes a perder o mandato, o deputado José Dirceu (PT-SP) foi vítima ontem de uma agressão física na saída do plenário da Câmara. O autor do ataque foi o escritor paranaense de livros infanto-juvenis Yves Hublet, de 67 anos, que usou sua bengala para agredir Dirceu. Aos gritos de ¿Fristão¿ ¿ um falso escritor e feiticeiro grego do Século XVI que aparece na obra de Cervantes como um dos inimigos imaginários de Dom Quixote ¿ ele deu duas bengaladas em Dirceu, que, perplexo e surpreso, tentou contê-lo.
A agressão, segundo Yves, não foi premeditada. Disse que quando se viu frente a frente com o petista teve um ¿ataque súbito de revolta¿.
¿ Ai! Aí! Mas o que é isso? ¿ reagiu Dirceu se protegendo dos ataques na cabeça com os braços.
Até chegar à sala da Polícia Judiciária da Câmara, Yves só repetia: ¿Fristão, Fristão¿!
¿ Só vou dizer uma coisa! Leiam Dom Quixote! ¿ disse o agressor ao deixar a sala de interrogatório.
Revoltado, Dirceu ainda não decidiu se vai processar Yves e culpou a oposição pelo clima de hostilidade que enfrenta. Disse que a forma agressiva como alguns parlamentares têm se comportado estimula esse tipo de atitude.
¿ É inaceitável a tentativa de me agredir. Não conheço esse cidadão que praticou o ato. Não tenho palavra. Nada me intimida. Nada me fará voltar atrás para provar minha inocência. A Câmara repudiará esse comportamento. Isso mostra o comportamento de hostilidade que acabou se criando no país. Quando se fala em surrar o presidente, quando se diz que o presidente é um bandidão, cria-se um caldo de cultura que o país não precisa ¿ protestou.
O autor do ataque se disse arrependido. Ele escreveu livros de educação ambiental, como o ¿Planeta Água¿. Um roteiro dele, ¿Roubo à brasileira¿, foi selecionado num concurso do Ministério da Cultura em 2003.
Yves foi enquadrado no artigo 140 do Código Penal (injúria real e agressão física). Dirceu mandou entregar ao escritor, que é do Paraná e mora em Brasília, o livrete ¿As 13 manipulações do processo de José Dirceu¿.
O PT divulgou nota de solidariedade a Dirceu e o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman, também condenou a agressão. (Maria Lima e Isabel Braga)