Título: PALOCCI TAMBÉM CITA PNAD
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 30/11/2005, O País, p. 8

Ministro defende ajuste fiscal em depoimento

BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, respeitou ontem a trégua feita com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e não expôs publicamente as divergências no governo sobre a política econômica. Durante depoimento à comissão especial do Fundo da Educação Básica (Fundeb), na Câmara, Palocci defendeu o ajuste fiscal, mas não citou em qualquer momento a ministra, que defende o aumento dos gastos da União, especialmente com investimentos.

Durante a audiência, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou o superávit primário, que está acima da meta prevista para o ano. O deputado também disse que Palocci paga o hipermensalão da dívida pública e que responsabilidade fiscal não pode significar irresponsabilidade social.

O ministro rebateu as críticas do parlamentar. Afirmou que os dados divulgados semana passada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que a desigualdade foi reduzida no Brasil nos últimos três anos. Palocci lembrou que os 10% mais ricos da população tinham 47,3% da renda do país em 2002. Esse valor caiu para 44,7% em 2004. Já os 50% mais pobres tinham 12,4% em 2002 e 14,1% no ano passado.

- Os números não lhe dão razão, deputado. Eles mostram que equilíbrio fiscal e bom controle do Orçamento não trazem prejuízo aos projetos sociais - disse.

Palocci também explicou que o fato de o superávit estar muito acima da meta é algo sazonal e que as despesas tendem a ser maior no último mês do ano.

www.oglobo.com.br/pais