Título: CPI TERMINA EM CLIMA DE CONFRONTO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 30/11/2005, O País, p. 8

Ruralistas derrotam petistas e aprovam relatório que condena invasões

BRASÍLIA. Numa sessão tumultuada, a bancada ruralista derrotou o governo ontem na CPI da Terra e conseguiu aprovar o relatório apresentado pelo deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), fazendeiro e um dos coordenadores do grupo no Congresso. Os ruralistas derrubaram o parecer do relator João Alfredo (PSOL-CE) por 13 votos a 8, o que deixou indignados parlamentares da base, em especial do PT. Em protesto, eles abandonaram a reunião. O texto de Lupion recomenda a aprovação de um projeto de lei que tipifica invasão de terra como crime hediondo e a classifica como ato terrorista.

Senadoras rasgam cópias do relatório de pefelista

A mais indignada era a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), que, chorando, rasgou uma cópia do relatório e acusou os que votaram a favor do texto de serem cúmplices de assassinos de trabalhadores rurais. A deputada Luci Choinacki (PT-SC) também destruiu um exemplar do relatório e o jogou na direção de Lupion.

- É preciso avisar a Bush e a Bin Laden que invadir terra é tanto terrorismo quanto destruir as Torres Gêmeas. Nunca vi uma excrescência como essa - disse João Alfredo, antes de se retirar da sala.

O relatório de Lupion foi aprovado por 12 votos a 1. O texto pede ainda o fim dos cursos de "técnicas de guerrilha" nos assentamentos e recomenda que a Polícia Federal investigue a "interferência das Farc (Forças Revolucionárias da Colômbia)" nesses treinamentos.

Lupion incluíra em seu relatório o indiciamento de cinco dos principais líderes do Movimento dos Sem Terra (MST) por formação de quadrilha, entre eles João Pedro Stédile e José Rainha Júnior. Graças a um destaque apresentado pela senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), os ruralistas concordaram em excluir esse artigo. O relatório de João Alfredo previa o indiciamento do presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luis Nabhan Garcia, excluído do texto de Lupion, que chamou Alfredo de covarde por ter abandonado a reunião.

- Foi um espetáculo lamentável, para aparecer na TV. Defendo o sagrado direito da propriedade. Não agüentamos mais tantas invasões e depredações de nossas terras. A votação era tudo para nosso setor. Eles foram covardes e antidemocratas- disse Lupion.

Heloísa também convenceu os ruralistas a excluir o artigo que previa a proibição de repasse de recursos para três entidades que são o braço jurídico dos sem-terra e repassam recursos para o movimento. Mas não conseguiu excluir o pedido de indiciamento dos dirigentes dessas entidades.

Legenda da foto: ANA JÚLIA rasga o relatório de Lupion: vitória dos ruralistas na CPI da Terra indignou parlamentares da base