Título: Com jeito para a política
Autor: Martha Beck/Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 30/11/2005, O País, p. 9

Palocci anuncia liberação de R$200 milhões para creches

BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, chegou ontem como político à comissão especial do fundo da educação básica (Fundeb), na Câmara dos Deputados. Cercado por manifestantes que pediam a inclusão de recursos para creches no Fundeb e 50 crianças, Palocci pegou uma delas no colo - Maicon, de 1 ano e 7 meses - e posou para fotos todo sorridente. A ida do ministro à comissão ocorreu um dia após o governo ter se comprometido a liberar R$200 milhões para as creches. Segundo Palocci, a verba adicional vai ser repassada sem aumento de impostos.

O líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), criticou a conduta de Palocci, afirmando que ele parecia candidato ao governo de São Paulo. Maia provocou o ministro afirmando que, com a política econômica, ele não seria eleito no Rio nem vereador. O ministro rebateu no tom educado de sempre:

- Não fui ao fundo da sala porque sou candidato. Fui por ter sido convidado e porque sou educado.

Palocci elogiou o Fundeb e disse que investimentos em educação são essenciais para reduzir a desigualdade. Aproveitou para defender indiretamente o plano de ajuste fiscal de longo prazo e disse que os recursos do fundo precisam vir da redução de despesas como a Previdência, porque não há espaço para aumentar a carga tributária.

O ministro também criticou a proposta de alguns parlamentares da comissão, de estabelecer, no Fundeb, um piso nacional para o salário dos professores. Segundo ele, um piso nacional pode acabar prejudicando pequenos municípios, que não terão condições de arcar com essas despesas.

- Não há reflexo negativo de um piso nacional para o governo federal. Eu poderia ficar numa posição política e dizer que está tudo bem. Mas isso pode ser um constrangimento para alguns municípios - disse o ministro.

Legenda da foto: PALOCCI COM Maicon no colo: "Fui ao fundo da sala por ter sido convidado e porque sou educado"