Título: EXPLORAÇÃO DE MULHERES LEVA 17 PARA A PRISÃO
Autor: Ana Claudia Costa
Fonte: O Globo, 30/11/2005, Rio, p. 23

Quadrilha tinha apartamentos na Barra para encontros e recrutava jovens em outras cidades

Uma rede de exploração de mulheres, com apartamentos para encontros em endereços nobres da Barra da Tijuca, de frente para o mar, foi desarticulada ontem pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A operação, chamada Princesa 2, visava a cumprir 26 mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 36ªVara Criminal. Foram presas 17 pessoas e 40 detidas para averiguação. Segundo o delegado da DPCA, Cláudio Otero Áscoli, os programas eram anunciados em jornais e na internet. A polícia está investigando se os envolvidos também usavam menores. Os presos responderão por formação de quadrilha, rufianismo e tráfico interno de mulheres.

A operação, com 40 policiais, foi desencadeada após denúncia de que havia prostituição no condomínio Savoir Vivre, na Avenida Sernambetiba 3.800. A síndica desconfiou da movimentação de mulheres e turistas. Com autorização da Justiça, a polícia gravou telefonemas e descobriu o esquema, que contava com três agências e mais de 30 mulheres de programas.

Grampo telefônico flagra pais oferecendo filhas

Entre os presos está José Carlos Rocha Vieira, acusado de ser dono das três agências, com o escritório na Avenida do Pepê 1.100. José Carlos, segundo o delegado Cláudio Otero, também é dono de apartamentos no condomínio Rio Hotel Residência, na Av. Sernambetiba 6.250, usados nos encontros. Nesse condomínio, dois aliciadores foram presos e seis jovens detidas.

No Savoir Vivre foi presa Daniele de Souza Lima. Segundo a polícia, ela era uma das agenciadoras de mulheres. A polícia fez buscas ainda em outros endereços da Barra, como um apartamento na Avenida Olegário Maciel 57. Ali foram apreendidos mais de dez celulares usados pelo grupo.

Segundo o chefe de Polícia Civil, delegado Álvaro Lins, que esteve num dos apartamentos, a quadrilha recrutava jovens em outros municípios e no interior do estado, o que caracteriza tráfico interno de mulheres. Ele disse que, nas escutas telefônicas, foram flagradas conversas de pais oferecendo filhas menores para programas:

- Caso fique comprovado, o caso será enviado à 1ª Vara da Infância e da Juventude. Os pais poderão perder o pátrio poder.

Foram presos em flagrante o advogado Gleidner Diógenes Gomes, também acusado de exploração de mulheres e dois taxistas de uma cooperativa de Vila Kennedy, Fábio Souza da Silva e Claudio Mendes Barbosa.

www.oglobo.com.br/rio

Legenda da foto: COBERTAS COM lençóis, as garotas são encaminhadas à delegacia