Título: FINANÇAS DOS EUA DÃO SINAIS DE RECUPERAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/11/2005, Economia, p. 29
Confiança do consumidor aumenta
NOVA YORK e WASHINGTON. A economia americana mostrou recuperação em outubro dos efeitos desastrosos do furacão Katrina. As vendas de novas moradias no país foram recordes e as encomendas de bens duráveis inverteram a queda experimentada em setembro. Outra pesquisa mostrou que a confiança do consumidor americano subiu em novembro para níveis anteriores à passagem do Katrina.
Os dados divulgados ontem mostram que a economia dos EUA continua crescendo num ritmo saudável e sugerem que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deve manter sua política monetária de aumento gradual dos juros, pelo menos na sua reunião do próximo dia 13.
O Departamento de Comércio divulgou que as vendas de novas moradias em outubro subiram 13% para um recorde de 1,424 milhão de unidades (em termos anuais), contradizendo os sinais de que o setor estaria caminhando para a estagnação. Os economistas de Wall Street previam que as vendas recuariam de 1,22 milhão em setembro, para 1,20 milhão em outubro. Já as encomendas de bens duráveis subiram 3,4% em outubro, contra uma previsão de 1,1%.
Em outro relatório, o Conference Board, uma entidade independente, anunciou que o índice de confiança do consumidor subiu de 85,2, em outubro, para 98,9 em novembro.