Título: DIRETORA DEIXA A ANS E COMEMORA AVANÇOS DA LEI
Autor: Nadja Sampaio
Fonte: O Globo, 30/11/2005, Economia, p. 33

Maria Stella afirma que 30 operadoras foram fechadas e que mercado está mais saudável

Os problemas não foram todos sanados, mas os consumidores hoje têm mais garantias com os seus planos de saúde. Essa é a conclusão da diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maria Stella Gregori, que está se despedindo do órgão semana que vem, depois de dois mandatos.

Maria Stella lembra que antes da ANS o mercado estava cheio de operadoras que não tinham condições de funcionar:

- Fizemos diligência fiscal em mais de cem operadoras e cerca de 30 foram liquidadas. Além disso, assinamos 415 termos de ajuste de conduta, levando as empresas a cumprirem a lei, sem que fosse necessário um longo processo administrativo e jurídico. Gostaria de ter participado do saneamento de todo o mercado, mas não foi possível.

A diretora considera que o projeto Parceiros da Cidadania, criado por ela e que levou técnicos da ANS para esclarecer a regulamentação da agência em procons de todo o país, representou um grande avanço na luta pelos direitos dos consumidores:

- Sempre estive preocupada com a manutenção dos direitos dos consumidores.

Diretora espera que sucessor seja da área técnica

Maria Stella diz que seu maior desejo era enviar ao Congresso um projeto de lei que aperfeiçoasse a Lei 9.656/98 (que regulamentou o setor de seguro-saúde) e suas alterações, mas isso não foi possível.

- Este não é o melhor momento para o Congresso discutir um projeto de lei tão importante para a sociedade, e é melhor não arriscar perder direitos já conquistados.

Para ela, houve avanço nos direitos do consumidor, mas a lei ainda tem falhas.

- Espero que meu sucessor seja um técnico. É preciso continuar avançando - afirma Maria Stella.