Título: Em clima de constrangimento, nem a oposição comemora a cassação
Autor: Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 01/12/2005, O País, p. 4

Avaliação da maioria foi de que Câmara atendeu à pressão da sociedade

BRASÍLIA. O clima entre os parlamentares no fim da sessão de votação do pedido de cassação de José Dirceu era de tristeza e constrangimento. Nem mesmo os parlamentares da oposição comemoraram o resultado. Alguns manifestantes nas galerias bateram palmas tímidas. A avaliação da maioria é que a Câmara votou a contragosto pela cassação, em nome da autopreservação, do resgate da credibilidade da instituição, e atendendo ao clamor da sociedade.

O presidente e o relator do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) e Júlio Delgado (PPS-MG), respiraram aliviados com o fim da novela ¿ com a aprovação do relatório duplamente votado no Conselho ¿ depois de uma verdadeira batalha com o próprio Dirceu e seus advogados.

¿ A Câmara reconheceu que houve um processo promíscuo nesta Casa e que era fundamental o resgate de sua imagem. O resultado foi o reconhecimento do zelo e do trabalho do Conselho de Ética. Cada voto dado aqui representou a vontade de cada brasileiro que clama pela punição dos culpados por um gigantesco esquema de corrupção ¿ avaliou Delgado, que foi embora antes da proclamação do resultado.

¿ Isso terá reflexo na democracia brasileira. Trata-se de uma cassação política. Hoje abriu-se um precedente perigoso ¿ criticou o vice-líder do PT, Paulo Pimenta (RS).

Para Ricardo Izar, que previa cerca de 300 votos pela cassação, o resultado foi a prova de que o Conselho não errou, como muitos críticos disseram.

¿ É a conseqüência de um trabalho minucioso. Nunca ninguém teve tanto direito de defesa, mas diante de um relatório perfeito, os deputados não tinham como absolvê-lo. Nós sabemos da vida de José Dirceu e ele era o chefe de todo o esquema ¿ comemorou Ricardo Izar.

Outro integrante do Conselho de Ética, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), disse que Dirceu fez um discurso de defesa como se estivesse em outro país, e como se as denúncias do maior esquema de corrupção por ele chefiado fosse uma peça de ficção.

¿ O que vimos é a consequência do descaminho que ele liderou contrariando sua própria biografia e a história do PT. A gente fica muito triste, porque compartilhamos os sonhos de uma geração inteira. No momento de realizar esse sonho aconteceu tudo isso. ¿ disse Chico Alencar. ¿ Como dizia o barão de Itararé, quem arma esparrela às vezes cai nela. Se o resultado fosse a absolvição, haja bengala na cabeça de todos nós aí nas ruas daqui pra frente.

José Múcio foi um dos que desaprovaram a cassação

O líder do PTB, José Múcio Monteiro (PE), era um dos mais desolados com o desfecho do processo de Dirceu. Ele disse que qualquer que fosse o resultado, iria mexer com a Casa.

¿ O julgamento foi político. Houve um peso grande do queria a sociedade. Os deputados ficaram divididos entre a consciência e a conveniência eleitoral ¿ disse o líder do PTB, José Múcio Monteiro.

Salvo do processo de cassação, o líder do PL, Sandro Mabel (GO), criticou a submissão da maioria da Casa ao apelo das ruas.

¿ Aqui viramos todos gladiadores. Temos que matar o coitado do outro. Eu não mato! ¿ disse Mabel.

Para o líder do PSB, Renato Casagrande (ES), o que manteve José Dirceu de pé até agora foi sua história de lutas na esquerda, contra a ditadura.

¿ Mas prevaleceu a necessidade de preservação da Casa. Esse instinto foi mais forte que a história de Dirceu ¿ lamentou Casagrande.