Título: Alckmin admite que pretende ser candidato
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 01/12/2005, O País, p. 9

Empresários querem o governador tucano para presidente

SÃO PAULO. Recebido ontem como ¿o futuro presidente¿ em um encontro com empresários, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, assumiu que pretende ser o candidato tucano à Presidência da República. Depois do discurso, em que pregou austeridade para enfrentar o ¿grande desafio¿ que é o crescimento econômico do país, o governador recebeu o resultado de uma pesquisa feita entre 372 empresários presentes: 90% disseram que o apóiam como candidato na eleição de 2006.

Apesar de o candidato dos tucanos à Presidência só ser escolhido no ano que vem, Alckmin afirmou que tem entusiasmo para a política:

¿ Vejo política como alegria, não como fardo.

Perguntado se o entusiasmo era pela candidatura à Presidência, confirmou:

¿ É óbvio, imagine alguém que não tem entusiasmo, como é que vai ser candidato? ¿ disse Alckmin, durante o almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais.

Os empresários responderam a duas perguntas: quem elegeriam e quem acreditam que se elegerá. Na primeira Alckmin teve 90% das preferências, contra 6% de Serra, 2% de Lula, 2% de outros e 0% de Anthony Garotinho. Na segunda obteve 68% das preferências, seguido por Lula com 15%, Serra com 13%, outros com 2% e Garotinho com 1%.