Título: GOVERNO QUER MUDAR A PAUTA DO CONGRESSO
Autor: Gerson Camarotti, Cristiane Jungblut e Ilimar Fran
Fonte: O Globo, 01/12/2005, O País, p. 11

É melhor Dirceu ser cassado logo, ele está no seu melhor momento. A situação dele pode piorar¿

BRASÍLIA. No início do longo dia de ontem, integrantes da tropa de choque de José Dirceu disseram que havia mudado a orientação do governo no episódio. Mas, além de ser negada pelo Planalto, essa versão não convenceu petistas.

¿ O governo não vai interferir no destino de Dirceu. Isso é uma questão interna da Câmara ¿ disse o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).

¿ Seria muito difícil o governo entrar para atuar num processo como este. O governo não está envolvido em qualquer operação para salvar Dirceu ¿ afirmou o presidente do PT de Minas e ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

A avaliação política no Planalto continuava inalterada: quanto mais rápida uma solução para o caso Dirceu, melhor para o governo. A solução definitiva ajuda o governo a mudar a pauta do Congresso.

¿ É melhor Dirceu ser cassado logo, até porque ele está no seu melhor momento. Depois disso, a situação dele pode piorar ¿ disse um colaborador próximo do presidente.

Principal articulador do governo, o ministro Jaques Wagner resolveu cancelar sua ida ao Congresso para despachar com parlamentares, agenda que cumpre todas as quarta-feiras, para evitar conotação de que havia operação do Planalto.

Sete parlamentares que falaram ontem com Wagner relataram ao GLOBO que o ministro não pediu ajuda para salvar Dirceu. Um amigo que esteve em seu gabinete relatou uma conversa telefônica do ministro com o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB).

¿ O presidente não me determinou qualquer operação para ajudar Dirceu. Não estou envolvido com este assunto.