Título: `SE O PLANALTO TIVESSE AJUDADO...¿
Autor: Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 02/12/2005, O País, p. 3

Dirceu diz a amigos que foi abandonado por Lula e por petistas

BRASÍLIA. Na madrugada de ontem, logo após ter sido cassado, José Dirceu desabafou com amigos que foi abandonado por petistas e até mesmo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ que, reconheceu depois, não poderia ter ido além do que foi. Ainda na quarta-feira, Lula conversou por telefone com Dirceu, pouco antes de começar a sessão da Câmara, para lhe desejar boa sorte. A confidência foi feita em seu apartamento na presença de poucos políticos e de algumas amigas de sua mulher, Maria Rita.

¿ Se o Planalto tivesse ajudado, a história seria outra ¿ desabafou Dirceu.

Apenas cinco petistas estiveram no apartamento de Dirceu, num prédio funcional da Câmara: os deputados João Paulo Cunha (SP), Professor Luizinho (SP), Sigmaringa Seixas (DF) e Devanir Ribeiro (SP) e o ex-deputado Paulo Rocha (PA), que renunciou para não ser cassado. Ontem de manhã, Dirceu recebeu o senador José Sarney (PMDB-AP) que foi prestar solidariedade.

Ainda na madrugada, o ex-ministro disse que esperava uma mobilização maior do governo. A avaliação de todos é que se tivesse havido um pouco de empenho a diferença da cassação poderia ter sido menor. Dos cinco petistas, três contaram que o clima era de velório. Mas Dirceu tentou demonstrar otimismo:

¿ A luta política é assim mesmo. Não é para ninguém ficar abatido com o que aconteceu. Vou continuar na luta!

Também na lista de cassáveis, João Paulo brincou com a possibilidade de escapar no plenário, já que a votação de Dirceu poderia aliviar o clima na Casa:

¿ Você vai ajudar a me salvar! ¿ brincou

Dirceu disse que já esperava pela cassação. E agradeceu:

¿ Obrigado por tudo o que vocês fizeram!

COLABOROU Roberto Stuckert Filho