Título: Para Lula, Câmara cassou Dirceu sem provas
Autor:
Fonte: O Globo, 02/12/2005, O País, p. 5

Márcio Thomaz Bastos diz que julgamento foi político e que não há `nada substancial ou material¿ contra o petista

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a Câmara ao afirmar que José Dirceu teve seu mandato cassado sem provas. Lula disse que respeita a decisão da Câmara, mas lamentou o fato e argumentou que os deputados não provaram a culpa de seu ex-chefe da Casa Civil antes de julgá-lo e cassá-lo. O presidente chamou Dirceu de amigo e de Zé. Lula aproveitou a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes) para falar sobre a cassação de Dirceu.

¿ O Congresso tem soberania para tomar decisões. A única coisa que lamento é que José Dirceu tenha sido cassado antes de terem provado alguma coisa contra ele. A História vai se encarregar de dizer se foi certo ou não, mas faltou provar para a sociedade que Zé tenha cometido (a quebra do) o decoro parlamentar pela qual foi acusado.

No Planalto, o clima era de tristeza com o a cassação. O ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, disse que a votação foi um episódio traumático e que Dirceu sofreu uma "pena de morte":

¿ Estou triste. Um amigo foi cassado. A cassação está para o político como a pena de morte para o cidadão comum.

Ao discursar de improviso, Lula disse que não podia esconder "sua amizade e carinho" por Dirceu e voltou a falar que o tempo dirá quem tem razão:

¿ O dado concreto é que poderiam, antes de julgá-lo, ter provado o que diziam de José Dirceu e não fizeram isso. A História vai se encarregar de pôr as coisas mais às claras.

Wagner critica poder da Câmara de cassar mandatos

Wagner também criticou o poder da Câmara de cassar mandatos:

¿ Foi um fato traumatizante para a democracia. O Brasil é o único lugar em que a Câmara cassa os seus. Em outros países, o Congresso instrui o processo e manda para a Justiça. A relação no Parlamento faz amigos e inimigos. Em um julgamento, este elemento não deveria existir.

Anteontem, da Argentina, Lula ligara para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para saber detalhes da decisão do Supremo Tribunal Federal. Mais tarde, telefonou para Dirceu para prestar solidariedade.

¿ Foi uma cassação injusta, que não se baseou em provas. Foi um julgamento político. Estudei esse processo, fui testemunha dele e sei que não se conseguiu provar nada de substancial ou de material contra Dirceu ¿ disse Bastos.

www.oglobo.com.br/pais